Entrevista Profissional

Quarta-Feira, 03 de Agosto de 2011
Entrevista Profissional

A entrevista é a oportunidade que as corporações ou empresas têm para avaliar pessoalmente se a imagem do entrevistado corresponde à expectativa da organização.
Os avaliadores têm uma grande responsabilidade nesse processo e não podem errar na escolha ou seleção porque as conseqüências serão onerosas em vários sentidos: desentrosamento de equipe, treinamentos perdidos, rejeições, indenizações, etc.
Para ser bem avaliado na entrevista:
01.Chega-se ao local com vinte minutos de antecedência, para estar tranqüilo e relaxado (mas concentrado) para o momento da entrevista.

02. O traje correto é o esporte fino, porém se o posto de trabalho (cargo) visado é formal, de nível gerencial ou executivo, é melhor optar por um costume escuro (homens) ou por tailleur com saia ou calça (mulheres);

03. Mulheres devem se apresentar com vestuário, maquiagem, perfume, jóias ou bijuterias discretas. Nada de usar micro ou minis-qualquer coisa, transparências indiscretas, acessórios tribais, etc...

04. Homens, no caso de usarem costumes, a sua qualidade, no mínimo, devem estar de acordo com o salário e, ao usarem gravata é melhor evitar usar botões visíveis nas pontas do colarinho da camisa.

05. No momento de cumprimentar ao entrevistador, basta retribuir a forma deste cumprimentá-lo normalmente: bom dia, boa tarde, boa noite, acrescentando a expressão “como vai?”. Somente se estende a mão para o entrevistador se ele tomar essa iniciativa.

06. Quanto às atitudes: ao sentar-se à cadeira durante a entrevista, procura-se sentar adequadamente, mantendo-se os dois pés no chão. Evita-se cruzar ou estender as pernas. Também deve ser evitado: mascar chicletes, tamborilar com os dedos, mexer em objetos próximos, usar gírias, gesticular demais.

07. Eventualmente, pode ser interessante portar uma pasta escolar ou executiva onde estejam guardados documentos que possam ser solicitados ou mesmo conferidos durante a entrevista: cópia do currículo, identidade, carteira de trabalho, etc. Além do que, há pessoas que se sentem inseguras ou incomodadas quando estão sem pasta ou com ambas as mãos livres.

08. Quanto ao conteúdo: procura-se responder às perguntas com sinceridade, objetividade e naturalidade. Entretanto, o esforço para ser simpático demais será visto de forma negativa. Age-se profissionalmente: sem tentar ser íntimo, sem se oferecer de outras formas e sem dizer que irá retribuir ou presentear caso seja o escolhido (selecionado). Quando a organização é séria, proceder de forma incorreta elimina qualquer possibilidade de que artimanhas sejam bem sucedidas.

09. Ao ser convidado para estender a entrevista para o almoço, não se deve pensar que o convite é para agradar. Na verdade, a avaliação é continua: jeito de cumprimentar, se apresentar, usar copos e talheres, jeito de se alimentar e beber, se comportar, etc. Afinal, se contratada, a pessoa vai representar a imagem da empresa em tempo integral.

10. A resposta (ou resultado) da entrevista, normalmente, será feita formalmente por e-mail, de maneira impessoal. Normalmente, a empresa estipula um prazo para a comunicação do resultado da entrevista ou seleção. Enquanto esse contato não ocorrer, não se pode procurar ou pressionar o departamento de RH para obter informações antecipadas. É difícil quando essa resposta demora, mas o candidato deve aguardar para não se tornar inoportuno, inconveniente ou insistente.

Assunto: Ambientes Profissionais, Atitudes e Comportamentos

Voltar
Etiqueta Social - Pronta para usar

JOSUÉ INDICA: