Apresentação Pessoal na Entrevista: Postura, Compostura e Atitude

Quarta-Feira, 03 de Agosto de 2011
Apresentação Pessoal na Entrevista: Postura, Compostura e Atitude

No que se refere à apresentação pessoal é importante enfatizar que a imagem tanto pode reforçar como pode aniquilar a credibilidade do entrevistado.

• Vestuário: sempre que possível o homem deve usar paletó e gravata e, a mulher, tailleur em cor escura. O traje correto deve estar bem passado e limpo, sem parecer desmangolado ou amassado. Os calçados devem estar polidos e as gravatas com nós bem ajustados aos colarinhos das camisas. O último botão do paletó deve estar desabotoado.

• Higiene: cabelos, barbas e unhas devem estar bem cortados ou aparados.

• Linguajar: deve ser correto e estruturado, evitando-se o uso de gírias, siglas e termos corporativos ou excessivamente técnicos. Não se gesticula demasiadamente em detrimento do conteúdo oral. Em nenhum momento se mascam chicletes ou quaisquer coisas.

• Locais: Em ambientes cobertos, em púlpitos ou em estúdios (apropriados e estruturados), o entrevistado deve manter o tronco ereto, mesmo quando os braços se apoiarem em uma mesa à frente. Quando o entrevistado estiver sentado, deve procurar manter as pernas próximas e a sola dos calçados apoiada no piso. Evita-se cruzar as pernas mostrando o solado dos calçados ou a exposição das pernas.

Em ambientes abertos, em pé, procura-se manter as pernas próximas e, rigorosamente, evita-se o uso de óculos escuros para sol. O uso desse acessório, durante uma entrevista, transparece que o entrevistado quer se esconder, além de transmitir insegurança e desfaçatez.

Assunto: Ambientes Profissionais, Atitudes e Comportamentos, Vestuário

Voltar
Etiqueta Social - Pronta para usar

JOSUÉ INDICA: