Como sentar corretamente

Terça-Feira, 15 de Abril de 2014
Como sentar corretamente

Profissionalmente ou socialmente deve se saber que ao sentar não se senta despencando e que antes de sentarem, as pessoas se aproximam da cadeira ou do sofá e, já de costas, encostam levemente a parte posterior das pernas no assento e se sentam de maneira suave.

É muito desagradável ver qualquer pessoa despencar ao se sentar!
Deve-se prestar atenção no momento de sentar, no caso das mulheres, para que coxas não fiquem expostas e, no caso dos homens, as canelas não apareçam entre a meia e a barra da calça.

Outro detalhe importante ao se sentar, se refere aonde ficam os pés. Preferencialmente, o solado dos calçados deve ficar apoiado no piso. No caso de cruzar as pernas, os solados dos calçados devem estar voltados para baixo. Deve-se sempre lembrar que é mal educado e desrespeitoso sentar ao lado de alguém cruzando as pernas de maneira exagerada, pois o risco de encostar o solado nas pernas ou nas roupas de quem estiver sentado ao lado será grande. Sentar com uma perna exageradamente cruzada sobre a outra, além de parecer defensivo e agressivo, dá a impressão que alguém dará uma solada ou um coice em alguém! Sentar de maneira inadequada incomoda, irrita e causa constrangimentos a quem observa ou está ao lado.

Têm pessoas ainda, que quando estão sentadas parecem que querem se deitar nas cadeiras, estendendo as pernas e mostrando o solado dos calçados, de maneira displicente, desagradável e que nos corredores e caminhos dão a impressão que vão dar uma rasteira em alguém.

Claro que também é desagradável quando ao conversar se observa alguém sentar sobre a borda da mesa, ou no braço da cadeira ou no braço do sofá. Agindo assim, imitando-se alguns personagens de filmes ambientados em grandes prédios com amplos escritórios, na verdade se está usando um estereótipo que na vida profissional real não funciona. Também ninguém vai parecer mais jovem, despojado, atleta ou moderninho, sentando em lugares inconvenientes ou de maneira inapropriada. É bem melhor agir comedidamente e sentar de maneira correta, adequada e educada, apenas nos assentos de cadeiras, poltronas ou sofás.

Assunto: Ambientes Profissionais, Atitudes e Comportamentos

Voltar
Etiqueta Social - Pronta para usar

JOSUÉ INDICA: