Viva a Elegância! Viva Curitiba!

Terça-Feira, 15 de Abril de 2014
Viva a Elegância! Viva Curitiba!

Não é novidade nenhuma enfatizar que Curitiba é a cidade mais elegante do Brasil e que Balneário Camboriu é a praia dos elegantes do Paraná, como também do sul, sudeste e centro-oeste do País.

Compatível com esse status, essas duas cidades têm o melhor Bar-Restaurante-Balada do País! Mais uma vez o Taj Bar Curitiba foi eleito pela Cool Awards “O Melhor Bar do Brasil”!

Por todas as razões: cardápio maravilhoso da cozinha oriental, predominantemente da culinária tailandesa, indiana, vietnamita e japonesa. Chefs internacionais e atendimento competente através de gerentes, maîtres, garçons e elegantes hostess.

As noites são embaladas por música eletrônica executada por excelentes DJ's e, embora a música faça parte do perfil do bar, não há pista de dança e, sim, apenas um bar-restaurante com clima de alegria e diversão contagiante.

Os serviços têm a proposta de atendimento rápido e prático, onde durante as conversas se degustam as iguarias com os olhos voltados às pessoas mais bonitas do País. Happyhour, jantar, confraternização, aniversário ou encontro de amigos, tudo é bem-vindo e se ajusta ao jeito e ambiente descontraído do bar.

E, todas as noites têm muita gente bonita!

Mais aí vem uma questão: num local temático, fina e ricamente decorado, freqüentado por pessoas bonitas e educadas, se pressupõe também que haja elegância, ou seja, que a atitude, o comportamento, a educação e destacadamente o vestuário devam estar à altura de um ambiente com este porte.

Assim, em locais como esse, os homens devem evitar:

- Usar bonés, camisetas regatas, camisas de times e bermudas! Mais uma vez cabe a ressalva: essas peças de vestuário só devem ser usadas até as 18h e em áreas ou locais descobertos e abertos. E não adianta reclamar: em qualquer país do mundo, mesmo que não esteja escrito nas normas dos bares, boates e baladas, quem estiver vestido inadequadamente não entra! E ninguém vai reclamar em algum departamento de defesa de direitos de consumidor, pois é assim que funciona! E, não adianta esbugalhar os olhos ou espumar pela boca!

E, nesse traje descrito, provavelmente ninguém se sente com coragem de ser visto pelo chefe da empresa em que trabalha ou para abordar uma mulher elegantemente vestida. E, provavelmente também nenhuma mulher teria coragem de aceitar a abordagem.

Claro que se devem usar calças e nos pés se usam sapatos ou tênis casuais que são bem-vindos e corretos. Porém os homens têm que saber que tênis casuais são diferentes dos tênis para a prática esportiva. Tênis casuais são para serem usados com calças, não têm pinos, almofadas ou amortecedores, pois esses são detalhes dos tênis esportivos próprios para as academias e corridas nos parques.

Em locais como esse, para as mulheres, também cabem alguns alertas:
- ''Shortinhos” jeans , muito dificilmente combinam com vestuários da noite. Para que eles se encaixem num perfil mínimo de elegância é preciso que a singeleza desses “shortinhos” seja compensada com o uso de outras peças de roupa muito mais elegantes, como tops, camisas ou malhas com brilhos, transparências e tecidos com seda. Obrigatoriamente, acrescentam-se sandálias e sapatos com saltos altos e de aparência chique.

- ''Shortinhos'', calças justas e minis-qualquer coisa, exigem que se tenha um peso proporcional à estatura! Pode parecer cruel, mas antes de sair de casa, as mulheres têm que ter o bom senso de olhar para o espelho para ver se tudo se harmoniza ou combina.

- “Shortinhos” são menos chiques que saias ou vestidos!

- Usar cores muito contrastantes ou diferentes para sapatos, shorts e tops pode dar a impressão que a usuária foi feita em fatias!

- Não vale hipocrisia, fazer tipo ou usar o cacoete de ficar o tempo todo puxando a barra da saia ou vestido para baixo. Eles não vão esticar e continuarão do mesmo comprimento e com o mesmo efeito que tinham quando se comprou!

- Roupas com brilhos, sedas e transparências não combinam com calçados com solado anabela e principalmente com o solado tipo cortiça ou rolha!

- Sapatos com saltos altos, fechados, prateados ou dourados só combinam com casamentos e bailes. Não combinam com bares.

- Ankle-boots e sandálias nos modelos ''gladiador'' ou ''escrava'' não combinam com pernas curtas e grossas.

- Saltos altíssimos não combinam com quem têm pernas muito curtas. Dão a impressão que se está usando pernas-de-pau ou palafitas sob os pés!

- Saltos altíssimos e finos não são recomendados para quem não sabe andar com eles. E tem muita gente que não sabe...

- Sapatos brancos de saltos altos combinam com vestidos de noivas, mas fora desse uso, não combinam com quase nada. Mas porque têm a venda nas lojas? Ora... Porque tem quem compra!

- Rasteirinhas para a noite são simples demais!

- Rendinhas dos Açores aplicadas em barras de qualquer peça de roupa... Definitivamente, não combinam!

- Vestir-se toda de branco, só pode no réveillon!

E, para concluir: mesmo que as cadeiras, bancos ou assentos nesses locais sejam altos, não vale se encaixar entre as pernas dos outros ou até sentar no colo de alguém! Primeiro, porque ninguém vai a um bar para assistir “cenas calientes”. Segundo, porque a imagem de ambos se detona! Terceiro, porque no dia seguinte, ao lembrar-se das cenas, os personagens podem ter depressão e uma vontade enorme de mudar de cidade.

De acordo com o nível do local e dos clientes, se espera que os uniformes e vestuários usados pelos gerentes, recepcionistas, seguranças, garçons e funcionários sejam compatíveis: sapatos bem conservados e lustrados, calças sem sobras nas larguras e nas barras, camisas bem ajustadas.

Gravatas, com certeza deixam os profissionais mais elegantes, mas para usá-las são necessários alguns cuidados: obrigatoriamente devem ser usadas com camisas sociais (mangas longas), com colarinho no tamanho certo e ajustado. Gravatas são peças sociais e assim não devem ser usadas com camisas com mangas curtas que são esportivas! Nada contra os mórmons, mas fica muito estranho ver alguém usar gravatas com camisas com mangas curtas! É falta exagerada de informação! As gravatas também mão podem ser do tipo coreano (com zíperes) e, pelo menos têm que parecer de bom gosto e elegantes. Por último: gravatas prateadas só combinam com noivos e só no dia do casamento! Fora disso é gafe!

Assunto: Atitudes e Comportamentos, Vestuário

Voltar
Etiqueta Social - Pronta para usar

JOSUÉ INDICA: