Respeito e Educação no Ambiente Profissional

Segunda-Feira, 14 de Abril de 2014
 Respeito e Educação no Ambiente Profissional

Todo profissional, em qualquer nível, sabe que a educação é apenas o conhecimento das regras adequadas do comportamento, guardando um sentido mecanicista, enquanto o respeito é a consciência e o uso dessas regras com empatia e gentileza.

Alguém saber usar os talheres, vestir-se com roupas caras e de bom gosto, ter uma bela aparência, falar corretamente, ter alto conhecimento técnico do seu trabalho, de quase nada vale se a pessoa for grosseira no trato com outras pessoas de qualquer escalão, em qualquer lugar ou ambiente, dentro ou fora da empresa.

Respeito é o emprego da gentileza nas regras da educação! Através dele, pode-se aprender que antes de julgar, deve-se compreender e entender cada pessoa, o seu contexto e a sua história. Afinal, o poder, o cargo superior, o dinheiro, o apadrinhamento, a força física, o desequilíbrio emocional ou a loucura, por si só, não impõem respeito e sim temor. E, o medo gera colaboração apenas aparente e um dia ele vai embora e as referências exteriores ou passageiras vão-se também. O que não vai embora e fortalece o respeito, além do conhecimento, são as posturas, as atitudes e os comportamentos corretos.

O profissional deve se relacionar com o necessário respeito com os seus iguais, superiores e subordinados. Agir com respeito evita desgastes decorrentes da agressividade ou da falta de educação. Isso também não quer dizer que o profissional deva ser intimista, piadista ou brincalhão com quaisquer pessoas ou em todos os momentos. Proceder desse jeito no ambiente de trabalho, representa enorme risco. Ao se brincar ou se expor com qualquer pessoa a todo o momento, quando menos se espera, pode-se ouvir uma bobagem ou uma ofensa. É melhor evitar.
Ambiente profissional exige educação, respeito, atitude, responsabilidade e o profissional tem que mostrar que é sério.

Assunto: Ambientes Profissionais, Atitudes e Comportamentos

Voltar
Etiqueta Social - Pronta para usar

JOSUÉ INDICA: