HOMENS: COMO SE VESTIR

Quinta-Feira, 06 de Junho de 2013
HOMENS: COMO SE VESTIR

No dia a dia, no lazer, no trabalho ou quando são convidadas para festas, coquetéis, vernissages, formaturas, casamentos, solenidades ou outras cerimônias, muitas pessoas têm dúvidas sobre como compor o seu vestuário para essas ocasiões.

As denominações usadas, quase que “oficialmente“, para as diversas modalidades de vestuário também podem aumentar a confusão. Traje esporte, esporte fino, social de passeio, social de passeio completo, rigor, etc. são nomes que soam estranhos, pois de fato o que as pessoas querem saber é qual é a roupa que devem usar para passear no shopping, ir ao bar, ao restaurante, ao trabalho e a um evento formal ou informal.

Para esclarecer o assunto mais didaticamente, pode-se explicar e enfatizar o seguinte:

1. O traje esporte é aquele que se usa quando não se tem compromisso social ou profissional com ninguém. É composto por calçados esportivos casuais ( tênis, sapatênis, mocassins sem saltos, dock siders - claro que aqui não cabem os tênis cheios de pinos ou bolhas, próprios e exclusivos para a prática esportiva ). Calças em brim, algodão, sarja ou estilo jeans denin índigo blue ( clássico, estonado, detonado, rasgado, tanto faz... ). Camisas com mangas longas ou curtas, sem colarinhos ( estilo Tshirts ), com ou sem estampas ou marcas de grifes e até camisas de times esportivos. Usam-se blusões ou jaquetas com zíperes e botões mais visíveis, etc. Esse traje serve para ir ao bar, ao shopping, ao jogo, à viagem de automóvel, etc. Mas, não vai ao trabalho!

2. O traje esporte fino é o traje que se usa na quase totalidade dos escritórios de empresas, corporações ou organizações informais no mundo todo. É também o traje que se usa para jantar acompanhado ou quando se é convidado para jantar na residência do chefe, do sogro ou de amigos. Não usá-lo nessas ocasiões pode significar a perda de amigos elegantes, da namorada ou do emprego. O traje esporte fino, também chamado de casual day, é o traje para se usar em coquetéis, vernissages, noites de autógrafos, etc. Ele é composto por sapatos casuais, calças de alfaiataria ( até se permite, com restrições, o uso de calças estilo black jeans ou grey jeans ), camisas casuais ( aquelas com colarinho, mangas longas e cores claras ). Suéteres ou jaquetas clássicas sem zíperes muito aparentes e, sempre que possível, a peça coringa e chave do traje esporte fino: o blazer!

3. O traje social de passeio ou de passeio completo é o que se usa no trabalho em organizações formais como tribunais, assembléias, congressos, diretorias executivas de grandes empresas, etc. Esse também é o traje que os convidados devem usar nas solenidades e grandes cerimônias formais como casamentos e formaturas. Nesse traje a peça coringa ou chave é a gravata! Ele é composto pelos costumes ou ternos cinza e cáqui, que são usados apenas até as dezoito horas. Ou, pelos ternos escuros, nas cores marinho, preta, grafite, com ou sem riscas, que podem ser usados durante o dia ou à noite. Usa-se com camisas e sapatos sociais.

4. O traje a rigor é representado principalmente pelo smoking, usado nos bailes onde o traje é especificado como o rigor e, pelo meio-fraque, mais usado por alguns noivos na cerimônia de casamento.

Finalmente, convém enfatizar que para os adultos, as bermudas, shorts e bonés são para andar no litoral, na praia, no parque; nos calçadões. Que os ternos com cores diferentes das citadas não são de bom gosto. Que casamentos junto ao mar ou temáticos têm ritual e trajes específicos para essas ocasiões.

Para concluir: como são raras as ocasiões que exigem alguma formalidade, aquelas pessoas que não concordam com as ritualidades especificadas , simplesmente não precisam participar ou comparecer!

Para o bônus de se viver em sociedade existe o ônus de se adequar a ela!

Assunto: Vestuário

Voltar
Etiqueta Social - Pronta para usar

JOSUÉ INDICA: