Marketing Profissional: A SUA IMAGEM É COMO VOCÊ É VISTO!

Sexta-Feira, 05 de Outubro de 2012
Marketing Profissional: A SUA IMAGEM É COMO VOCÊ É VISTO!

Algumas pessoas dizem que o que importa no seu “mundo” profissional é o conhecimento, conteúdo, experiência e o seu compromisso organizacional. Claro que todos esses aspectos são importantíssimos para a solidez das carreiras profissionais.

Entretanto esses fatores, embora possam ser mensuráveis, raramente são visíveis. De fato, o que é visível é a imagem que se passa para as pessoas através da forma de cumprimentar, apresentar, conversar; através da postura, atitudes, comportamentos e tratamento; pela forma de sentar, pela organização da mesa de trabalho, etc. Tudo isso, o tempo todo, diz que a pessoa é!

Muitas vezes as pessoas não percebem que o todo é o tudo! Os contatos pessoais estão sempre avaliando a educação, o respeito, a competência, o compromisso, através das atitudes e dos comportamentos. Por exemplo, o quanto se é organizado, responsável, atento e atencioso, verdadeiro, etc.

A mesa de trabalho, cheia de papeis, pastas, documentos, livros, agendas, canetas, calendários, fotografias e outros objetos a esmo, provavelmente não dizem o quanto se é ocupado mas sim o quanto se pode ser tão desorganizado. Afinal, deveria haver uma ordem para a realização das tarefas. Outras qualidades já mencionadas neste texto, quando existem , permitem a organização e a identificação de prioridades.

O engraçado é que algumas pessoas parecem não saber que os outros identificam qualquer artificio, farsa, embuste, fraude e quem é o impostor.

Como se observa, por melhor ou mais honesto que seja o profissional, ele pode passar uma imagem distorcida e negativa a respeito (e sem respeito) de si próprio.

Incessantemente cada detalhe fala do profissional.

Pode-se colocar fotografias de familiares na mesa de trabalho? Colocar fotografias da família na mesa de trabalho ou na tela de computador significa o que? Qual é a importância de se colocar a fotografia da família no local de trabalho? As fotografias colocadas à mesa são para serem vistas pelo profissional ou pelos seus contatos pessoais? Qual é a intenção? Qual é a mensagem que os outros recebem?

Assim, constata-se que cada detalhe da pessoa e mesmo a forma que ela utiliza os recursos materiais da organização, falam do profissional. Daí a importância do domínio das ações do cotidiano, tais como: saber cumprimentar; apresentar; conversar; reunir; vestir a roupa ou o uniforme; confeccionar, receber ou entregar um cartão; comportar-se à mesa, etc.

Tudo pode fortalecer a imagem do profissional!

Assunto: Ambientes Profissionais, Atitudes e Comportamentos

Voltar
Etiqueta Social - Pronta para usar

JOSUÉ INDICA: