EDUCAÇÃO VEM DO BERÇO: O QUE ISSO SIGNIFICA?

Sexta-Feira, 05 de Outubro de 2012
EDUCAÇÃO VEM DO BERÇO: O QUE ISSO SIGNIFICA?

Ela quer dizer algo bem simples e verdadeiro: a educação, a ética, os princípios, os valores e o respeito começam a ser ensinados desde cedo. E onde esse processo pode e deve começar? Óbvio que em casa!

Daí a grande responsabilidade dos casais ao decidirem ter seus filhos.

Crianças não são brinquedinhos bonitinhos, divertidos e que falam. Eles são seres humanos que buscarão a realização e a felicidade. É mais provável que as encontrem se forem preparados, treinados e ensinados pelos pais. Portanto, ter filhos é uma enorme responsabilidade que cabe de maneira absoluta, exclusiva e inalienável aos pais.

As escolas podem até co-participar, mas a elas cabe apenas instruir e informar. Outros eventuais papéis das escolas são somente complementares. Enquanto aos pais cabe educar e formar o caráter dos filhos.

Também não resolve, depois que o trem já passou pela estação, correr atrás de escolas religiosas ou militares para tentar sanar a lacuna ou a falha pelas omissões cometidas.

Educar pode ser simples se tudo for feito com responsabilidade, amor e compromisso.

Ensinar aos filhos, desde logo, os significados e as consequências do sim e do não; do certo e do errado; das razões e dos limites; tudo pode representar a diferença entre saber o caminho a seguir ou sair a esmo apanhando-se a cada esquina.

Como já foi dito em artigos anteriores: o bom senso e o discernimento não são meros discursos. Os filhos precisam de exemplos e de pais modelos.

Afinal, os avós e pais da atual geração de filhos e netos conhecem o valor das referências nas suas vidas. Aquelas gerações não falavam palavrões e não eram “nomentos”. Não mandavam ninguém à PQP ou chamava qualquer situação complicada de M. Mandava-se para a cochinchina e a situação complicada era uma inhaca, o que no mínimo, para os atentos, era bastante educativo para se descobrir o que isso significava. Ao se investigar, se descobriria que, à época, a tão distante Cochinchina era uma região ao sul do Vietnã, então colônia francesa e tão distante quanto Saturno e, que a Inhaca é uma ilha de Moçambique, então colônia portuguesa e tão distante quanto Marte.

Assunto: Atitudes e Comportamentos

Voltar
Etiqueta Social - Pronta para usar

JOSUÉ INDICA: