Gafes na Internet

Terça-Feira, 08 de Maio de 2012
Gafes na Internet

E-MAILS

De maneira geral, as pessoas têm noção de alguns erros que cometem ao se comunicar com outras pessoas na internet.

Portanto, para se evitar alguns deslizes, a principal recomendação é: prestar atenção para que o conteúdo seja claro, completo e com informações corretas sobre o que se quer dizer, perguntar ou esclarecer. Enviar e-mails sem respeitar essa regra dá margem a que aquilo que se pode definir num único contato acabe se prolongando por dias e dias de troca de informações. É gafe!

Comunicar-se com as pessoas através de textos desconexos, mal escritos ou com erros gramaticais, além de se parecer desinteligente, dá-se a impressão de desconsideração, falta de educação e gera-se má vontade. Normalmente, quando as pessoas recebem textos assim, na maioria das vezes, não respondem.

Nesses casos é preferível optar pela ligação telefônica, pois se perde menos tempo para contatar e se esclarecer os assuntos. Afinal, ninguém quer perder tempo! Outro erro grave é negritar textos sem necessidade ou abusar do uso de letras maiúsculas. Emprega-se o negrito muito eventualmente para destacar algo importante.

Quanto às letras maiúsculas, estas são usadas somente para nomes próprios e siglas. Usá-las indiscriminadamente é gafe!



REDES SOCIAIS

Por mais importante que alguém se julgue ou por mais interessante que alguém considere algum texto ou informação, nunca se pode esquecer que se é apenas mais uma pessoa que está na rede. Assim, cometer algum erro a seguir citado, é gafe:

Copiar e baixar links de autoajuda e preencher o feed dos outros só com a sua pessoa é inconveniente e faz com que ninguém leia o que se escreveu. Irrita!

Escrevem-se, no máximo, duas comunicações ao dia e se evita que os outros pensem que o comunicador inoportuno não trabalha ou não tem o que fazer! Quem age assim, merece ser deletado!

Postar guerras pessoais de auto-defesa, no estilo: homens x mulheres; periguetes x mulheres maduras; gordos x magros; etc. Ninguém quer saber contra quem alguém quer atirar! Dá a impressão que se está com graves problemas emocionais e de autoestima. Se for o caso, consultam-se psicólogos ou se faz um retiro espiritual.

Desandar com ex-amigos, ex-namorados ou ex-quaisquer coisas! Fazer isso mostra desiquilíbrio e que não se é confiável. É auto-detonação!

Fazer fofocas ou críticas nominais a pessoas! Além de inadequado, dá margem a processos de calúnia ou difamação, além de se parecer leviano.

Usar palavrões! É extrema falta de educação.

Usar redes sociais para fazer ou participar de pirâmides ameaçadoras, no estilo “se você não compartilhar a sua tataravó vai morrer”! É sacanagem!

Ficar contando onde se está, o que se está fazendo ou se está viajando! É tolice!
É alto risco para a segurança pessoal e patrimonial, além de dar margem para que seja-se encontrado por pessoas que não se quer ver ou encontrar.

Permitir fotos íntimas e acabar vendo essas fotos em redes sociais! É absoluta falta de consciência e inteligência! Além do temor constante da divulgação, se ocorrer esse fato o desgaste familiar, moral, pessoal, social e profissional será definitivamente angustiante. Pode acabar com o futuro...

Comunicar-se pela internet exige inteligência e bom-senso.

Assunto: Atitudes e Comportamentos, Gafes

Voltar
Etiqueta Social - Pronta para usar

JOSUÉ INDICA: