A EDUCACÃO DOS FILHOS

Sábado, 03 de Dezembro de 2011
A EDUCACÃO DOS FILHOS

Há muito tempo se diz que a educação das crianças e dos jovens vem de casa...ou vem do berço.

É verdade...

As crianças e os jovens trazem para a sua convivência, os seus relacionamentos, os seus contatos e, para as suas vidas – as referências e os valores éticos, morais e espirituais que aprendem dos seus pais.

Daí, a importância e a responsabilidade de ser exemplo e modelo para os filhos.

Daí, também, a importância para a sua formação que freqüentem os diversos ambientes, como as escolas para sua formação intelectual e os clubes para o seu desenvolvimento social.

Destaque-se, entretanto, que as escolas e os clubes tem papel apenas complementar na educação, pois essa responsabilidade, pertence, de maneira inalienável, aos pais e às famílias.

Em casa é que se aprendem regras de educação, do comportamento, da gentileza e do respeito.

Desde logo, deve-se aprender coisas simples e incorporá-las ao linguajar e às atitudes rotineiras. Cumprimentar sempre com um sorriso. Dizer bom dia, boa tarde ou boa noite. Agradecer qualquer apoio ou serviço, com um simpático obrigado.Pedir por favor ou por gentileza. Pedir desculpas. Despedir-se com um até logo ou tiau. Evitar, sempre que possível, dizer não com uma forma grosseira.

Parece pouco? Mas não é! No final, na soma, será muito!

Evita-se dar razão aos filhos indiscriminadamente ou sem critério.

Proíbe-se qualquer espécie de mentira, em qualquer circunstância e a qualquer tempo.

Ensinam-se valores.

Afinal, essa é a geração do verde, do meio ambiente e, como já disse, com visão futurística o maluco - beleza Raul Seixas: vocês são a geração da luz!

O que ele quis dizer é que a geração anterior era a geração do som e, aquela geração superou a velocidade do som.

A atual geração, a geração da luz, terá que superar, numa velocidade muito mais rápida, quase instantânea, as dificuldades do cotidiano. Terá que captar automaticamente as informações e transformá-las em ações corretas e positivas.

Terá que transformar em luz o seu futuro profissional, social, os seus sonhos e, principalmente, o seu futuro afetivo, emocional e espiritual.

Assunto: Atitudes e Comportamentos

Voltar
Etiqueta Social - Pronta para usar

JOSUÉ INDICA: